Normalmente as pessoas – que nunca ouviram falar da ferramenta – pensam que a hipnose tem relação com mágica, com espiritualidade, com teatro… Mas você sabia que, na verdade, a hipnose é um estado natural do ser humano? Pois bem, é sim. E tem mais uma coisa: toda hipnose é uma auto-hipnose. Vamos então entender por partes?
Quando você está lendo um livro e esquece de tudo que está ao seu redor ao focar na história. Fica hipnotizado, não é mesmo? O que acontece na prática é que você entra em transe, estado alterado de consciência que permeia entre a vigília e o sono. Esse é um exemplo clássico de uma ação comum do dia a dia onde a hipnose/auto-hipnose podem estar presentes, ou seja, é natural e por isso você tem a capacidade de “fazer” sozinho mesmo sem perceber. Mas é importante lembrar que, no tratamento de patologias, sejam físicas ou emocionais, é imprescindível o acompanhamento de um profissional para te ajudar, certo?
Aqui segue um passo-a-passo muito simples de como você pode proceder para facilitar a sua entrada no estado de auto-hipnose. Relaxamento, diminuição do estresse, melhora da capacidade de concentração e diminuição dos medos e fobias são alguns benefícios para quem pratica diariamente:
- Verifique a temperatura do ambiente para que esteja confortável.
- Encontre uma posição confortável.
- Fique quieto. Se você precisar se mover, faça isso devagar e com eficiência.
- Relaxe seu corpo, especialmente seu rosto.
- Com os olhos abertos, olhe para um ponto fixo ligeiramente acima do nível dos olhos (aproximadamente em 45 graus) sem mexer a cabeça. Observe a perda de detalhes nos objetos da sua visão periférica.
- Role seus olhos para cima gentilmente e feche-os imaginando que suas pálpebras se desligam e relaxam.
- Permita que essa sensação dos seus olhos se espalhe por todo seu corpo até seus pés como se todo o seu corpo fosse desligando.
- Comece uma contagem muito lenta de 300 a 1 da seguinte maneira: 300, dois nove nove, dois nove oito, dois nove sete… Se em algum momento esquecer em que número estava (e isso vai acontecer), volte a contagem a partir do último número que se lembrar e quando esquecer o número novamente, imagine-se descendo uma
escada de 10 degraus e para cada degrau relaxa ainda mais profundamente o corpo. - Ao chegar no degrau zero, imagine-se num lindo jardim calmo e tranquilo onde nada incomoda, onde pode se sentir completamente confortável e seguro, tranquilo e com uma sensação de paz envolvendo cada parte do seu corpo.
- Imagine-se andando em direção a uma fonte de água pura e cristalina, onde nesta água contém tudo aquilo que busca pra sua vida: paz, alegria, saúde, foco,concentração, e o que mais precisar e beba um pouco da água… faça isso 3 vezes …
- Dê-se uma sugestão positiva de como você quer se comportar ao abrir olhos e associe com imagens e emoções do novo comportamento (repita algumas vezes 3-4 vezes), é importante ter imagem e emoção, é assim que a mente é programada.
- Quando terminar, conte de 1 a 10 calmamente, abra os olhos e movimente o corpo como se estivesse espreguiçando.