+55 71 99944.2345 contato@arcadiainsitute.com.br

Qual o número de ansiosos que vivem no momento presente? Zero. Ansiedade é o excesso de futuro, ou seja, a pessoa está no hoje com os dois olhos no amanhã preocupado com o que pode ser e muitas vezes nunca será. Confuso, não é? Mas é real e faz parte do cotidiano de muita gente. Apenas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 18,6 milhões de pessoas ansiosas, número que representa 9,3% da população.

Inúmeros são os fatores que tornam uma pessoa ansiosa, como estresse no trabalho, contas a pagar, metas a serem alcançadas e sobrecarga de atividades. Quem não tem pelo menos uma dessas questões, levanta a mão! Então, o que fazer?

Existem 3 dicas poderosas para você controlar sua ansiedade e que podem ser aplicadas no dia a dia e melhorar a sua qualidade de vida:

1. Divida suas atividades em microtarefas; no início pode ser desafiante, mas quando você conclui tarefas pequenas seu organismo passa a liberar dopamina mais vezes ao longo do dia, trazendo uma sensação de prazer e satisfação.

2. Questione seus pensamentos: sua mente não sabe o que é real e o que é imaginado. Será que sua imaginação de fato representa a realidade ou é apenas uma suposição? Pare de procurar justificativas para situações hipotéticas, você não é seus pensamentos!

3. Medite: desenvolva a habilidade de praticar mindfulness e esteja com a mente no presente grande parte do seu dia. 20 minutos por dia é o suficiente para seu cérebro se reprogramar, aumentar sua capacidade de racionalizar, tomadas de decisão e produzir hormônios do bem-estar. ⠀

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com quem você acredita que precisa! Até mais.

X