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Normalmente as pessoas – que nunca ouviram falar da ferramenta – pensam que a hipnose tem relação com mágica, com espiritualidade, com teatro… Mas você sabia que, na verdade, a hipnose é um estado natural do ser humano? Pois bem, é sim. E tem mais uma coisa: toda hipnose é uma auto-hipnose. Vamos então entender por partes?

Quando você está lendo um livro e esquece de tudo que está ao seu redor ao focar na história. Fica hipnotizado, não é mesmo? O que acontece na prática é que você entra em transe, estado alterado de consciência que permeia entre a vigília e o sono. Esse é um exemplo clássico de uma ação comum do dia a dia onde a hipnose/auto-hipnose podem estar presentes, ou seja, é natural e por isso você tem a capacidade de “fazer” sozinho mesmo sem perceber. Mas é importante lembrar que, no tratamento de patologias, sejam físicas ou emocionais, é imprescindível o acompanhamento de um profissional para te ajudar, certo?

Aqui segue um passo-a-passo muito simples de como você pode proceder para facilitar a sua entrada no estado de auto-hipnose. Relaxamento, diminuição do estresse, melhora da capacidade de concentração e diminuição dos medos e fobias são alguns benefícios para quem pratica diariamente:

  1. Verifique a temperatura do ambiente para que esteja confortável.
  2. Encontre uma posição confortável.
  3. Fique quieto. Se você precisar se mover, faça isso devagar e com eficiência.
  4. Relaxe seu corpo, especialmente seu rosto.
  5. Com os olhos abertos, olhe para um ponto fixo ligeiramente acima do nível dos olhos (aproximadamente em 45 graus) sem mexer a cabeça. Observe a perda de detalhes nos objetos da sua visão periférica.
  6. Role seus olhos para cima gentilmente e feche-os imaginando que suas pálpebras se desligam e relaxam.
  7. Permita que essa sensação dos seus olhos se espalhe por todo seu corpo até seus pés como se todo o seu corpo fosse desligando.
  8. Comece uma contagem muito lenta de 300 a 1 da seguinte maneira: 300, dois nove nove, dois nove oito, dois nove sete… Se em algum momento esquecer em que número estava (e isso vai acontecer), volte a contagem a partir do último número que se lembrar e quando esquecer o número novamente, imagine-se descendo uma
    escada de 10 degraus e para cada degrau relaxa ainda mais profundamente o corpo.
  9. Ao chegar no degrau zero, imagine-se num lindo jardim calmo e tranquilo onde nada incomoda, onde pode se sentir completamente confortável e seguro, tranquilo e com uma sensação de paz envolvendo cada parte do seu corpo.
  10. Imagine-se andando em direção a uma fonte de água pura e cristalina, onde nesta água contém tudo aquilo que busca pra sua vida: paz, alegria, saúde, foco,concentração, e o que mais precisar e beba um pouco da água… faça isso 3 vezes …
  11. Dê-se uma sugestão positiva de como você quer se comportar ao abrir olhos e associe com imagens e emoções do novo comportamento (repita algumas vezes 3-4 vezes), é importante ter imagem e emoção, é assim que a mente é programada.
  12. Quando terminar, conte de 1 a 10 calmamente, abra os olhos e movimente o corpo como se estivesse espreguiçando.