+55 71 99103.0603 contato@arcadiainsitute.com.br

De acordo com uma pesquisa brasileira realizada em 2004 na Universidade de São Paulo (USP), a frequência total das disfunções sexuais encontradas em mulheres foi de 50,9% da amostra (ABDO, 2004), dados que apontam para a importância de ampliar a discussão acerca da sexualidade feminina e suas repercussões na saúde e qualidade de vida.

As causas normalmente são orgânicas e/ou psicossociais, podendo surgir em qualquer momento da vida. Crenças limitantes, tabu em relação ao prazer feminino, falta de conhecimento do próprio corpo, traumas, falta de orientação sexual, ansiedade e até estresse, estão entre as principais. Por se tratar de questões patológicas, devem ser tratadas por profissionais de saúde relacionados à sexualidade humana.

Vamos conhecer algumas disfunções:

ANORGASMIA – É a impossibilidade de atingir o orgasmo, significa inibição recorrente ou persistente do orgasmo. De acordo com pesquisa divulgada em 2017 pelo Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), metade das brasileiras não tem orgasmo nas relações sexuais. Foram mais de 3000 participantes com idade entre 18 e 70 anos em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal.

FRIGIDEZ – Indiferença ao sexo, insensibilidade. É quando não existe interesse sexual ou há incapacidade de excitação sexual (aumento do fluxo sanguíneo da vagina). Pode ser confundida com baixa libido.

VAGINISMO – A mulher sente dor durante a relação sexual porque os músculos vaginais se contraem de maneira involuntária inviabilizando a penetração. Exercícios de relaxamento da musculatura vaginal é uma das opções de tratamento.

DISPAREUNIA – Dor genital durante a relação sexual ou durante o orgasmo e pode ser leve ou intensa, embora haja desejo, libido e possibilidade de chegar ao orgasmo. É o distúrbio que mais possui causa orgânica.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, faça sua inscrição para a próxima edição do Ciclo de Palestras Arcadia que acontece na próxima terça-feira, dia 12, com a psicóloga e especialista em sexualidade humana Fernanda Santiago, no auditório da instituição. Mais informações: (71) 99103-0603/ falar com Ana Paula.

X