+55 71 99103.0603 contato@arcadiainsitute.com.br

Em um tempo não tão distante assim, palmadas e castigos faziam parte – e em algumas famílias ainda fazem, infelizmente – da suposta educação infantil aplicada pelos pais, que aprenderam com os avós, bisavós, seguindo a árvore genealógica. “Um tapinha só não faz mal, educa” ou “Só assim eles respeitam”. Será? Ainda bem que o tempo passa e a forma de enxergar o mundo pode mudar, para melhor. Nenhum tipo de violência deve estar associado à educação. Ao contrário, gera medo, afastamento, nada de bom. Educar sem punir é um caminho possível. O único saudável e eficaz.

De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta de abordagem humanista-existencial Tatiana Pedreira, “educar de forma gentil, respeitosa e ao mesmo tempo assertiva é não só algo viável como fundamental para a criação de um vínculo seguro e saudável para a criança e para o adulto que ela um dia será. Isso exclui qualquer forma de violência ou lógica punitiva, que são, na verdade, fatores de risco à saúde total de um ser em formação. Existem inúmeras alternativas aos castigos, gritos e às ameaças normalizadas pela educação tradicional.
Alternativas mais salutares e efetivas para que, de fato, haja educação, não apenas limites. Para que haja uma formação ampla, um cuidado integral e uma relação de amor e respeito mútuo entre adultos e crianças, entre adultez e infância”.

Então, como tudo isso funciona do dia a dia? Algumas instruções podem ajudar:

  • As pessoas responsáveis pela criança são as condutoras da educação. Não é a babá, nem a escola;
  • Dizer não faz parte para impor limites. Não é fácil, mas é possível;
  • Reserve um tempo para as brincadeiras ainda que as atividades diárias pareçam não ter fim;
  • Demonstrações de afeto são fundamentais, afinal quem não gosta de carinho?
  • Lembre-se de escutá-las. O entendimento e diálogo formam uma bela dupla;
  • Fez algo errado, birra? Agache-se até chegar à altura da criança e converse com calma e paciência. Isso é educar.

Se você é mãe, pai, ou responsável por alguma criança, pode participar da palestra “Educação Não Punitiva e Saúde Mental” para saber mais informações acerca do tema. O evento acontece na Arcadia Institute, no dia 22, às 19h. O acesso é mediante 1kg de alimento não perecível e as inscrições podem ser feitas através dos telefones (71) 3052-4531 (71) 991030603 (WhatsApp). As vagas são limitadas.

X