+55 71 99103.0603 contato@arcadiainsitute.com.br

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o medo de dirigir, identificado no meio científico como Amaxofobia, atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. Desse total, 80% são mulheres. Para superar esse transtorno de ansiedade há diversos tipos de tratamento eficazes, entre eles a hipnoterapia.

O medo é uma condição natural do ser humano porque, de certa forma, ele o mantém seguro. Como assim? O que te faz ter o cuidado de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua? Por que usamos o cinto de segurança no carro? A autopreservação. E ela está diretamente relacionada ao medo porque nos dá o limite necessário para não correr riscos em situações que podem ser controladas por nós mesmos.

No entanto, quando esse medo é excessivo e paralisa a ponto de comprometer a qualidade de vida do indivíduo e o cumprimento de tarefas cotidianas, é considerado uma patologia. Nesse momento, a hipnose clínica é umas das ferramentas que podem ser utilizadas para normalização do quadro clínico do paciente.

Aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremores, enjoos e tonturas são alguns sintomas clássicos e podem acontecer pelo simples fato de pensar em dirigir. Isso acontece porque o medo faz com que hormônios como a adrenalina e o cortisol sejam produzidos em excesso, prejudicando o corpo. Além dos sintomas físicos, há também os psicológicos, como os pensamentos sobre a possibilidade de sofrer um acidente, atropelar alguém, dirigir na chuva ou durante um engarrafamento, entre outros.

Durante o tratamento, que varia de acordo com o caso, o profissional consegue acessar a sua mente inconsciente onde é possível encontrar as raízes do medo, superar crenças limitantes, ressignificar traumas. Exercícios de respiração e visualização também são importantes no processo de superação do medo, caso ele tenha surgido devido a um trauma ou sem explicação específica.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse tipo de tratamento, é importante destacar a importância de um profissional devidamente qualificado para o alcance de resultados satisfatórios.