+55 71 99103.0603 contato@arcadiainsitute.com.br

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, mas junto com ele vem as preocupações de todo o processo de gestação, entre eles o mais importante: o parto. Há quem não cogite a possibilidade de trazer seu bebê ao mundo de maneira natural, optando previamente pela cesariana. Outras tantas sonham em parir sem intervenção cirúrgica e fazem de tudo para realizá-lo.

Para quem não abre mão de dar a luz naturalmente (embora seja necessário em casos de risco de vida à mãe ou ao bebê), a dor é uma companheira fiel durante o trabalho de parto ativo. Há várias maneiras naturais de controlá-la, como ficar na banheira com água morna, caminhar, ficar de pé e apoiar-se no parceiro ou parceira e até dançar!

Além desses métodos, há uma terapia alternativa que também pode ser utilizada nesse processo: a hipnose clínica. A técnica é indicada inclusive para tentantes, uma vez que trabalha a questão do medo de engravidar, por exemplo, diminuindo a ansiedade e traumas anteriores que tenham ocorrido por conta de um aborto espontâneo. Esse acompanhamento pode ser feito durante toda a gravidez porque a mãe aprenderá técnicas de auto-hipnose que poderão ser utilizadas no momento do parto ao modificar a percepção das contrações, aliviando a dor.

Mas como isso acontece? Durante todo o tratamento, a paciente aprende técnicas de respiração e relaxamento que a conduzem a um estado alterado de consciência que a deixa mais segura e com as dores controladas. Porém, é importante destacar que esse estado não se trata de inconsciência porque a mãe está ciente de tudo que acontece à sua volta.

Parto Real

Quem não viu recentemente Kate Middleton sair da maternidade horas após seu terceiro parto portando um belo par de sapatos altos na companhia do bebê e do marido, o príncipe William? Não se sabe ao certo porque não houve comunicado oficial, mas é possível que a Duquesa de Cambridge tenha usado a técnica hypnobirthing, um método de hipnose guiada no parto normal humanizado.

A aplicabilidade da hipnose é ampla e diversificada sempre com o objetivo  de levar benefícios aos pacientes, lembrando que o acompanhamento de um profissional qualificado é que garante a eficácia do tratamento.